cartorio.coomigasp@hotmail.com
(94)-98811-7369 - Operadora Oi

GARIMPEIROS DE SERRA PELADA E DO BRASIL!!

São muitos grupos brigando entre si por um lugar na gestão da cooperativa e isso tem dificultado as ações administrativas por não haver entendimento entre os diretores para um único objetivo: RESOLVER OS PROBLEMAS INTERNOS DA COOPERATIVA E BUSCAR ALTERNATIVAS PARA FAZER CHEGAR DINHEIRO DA MINA NAS MÃOS DO GARIMPEIRO. Consideramos normal essa política.

Nesse momento, quando os interesses individualistas dos grupos se confrontam cada vez mais, a presidência da cooperativa tenta conciliar as diferenças buscando convergir para os interesses coletivos, que são:

  1. Buscar unidade de ideias para ações administrativas em conjunto (todos os diretores trabalhando com o mesmo propósito) dentro da cooperativa.
  2. Convergir para a elaboração de um planejamento para que as ações administrativas possam ter sequência e continuidade para os objetivos comuns;
  3. Promover a concórdia entre todos os elementos dos grupos;
  4. Buscar formas para definir a situação cadastral de todos os associados inscritos, hoje, em número de 46.820 que precisam atualizar seus cadastros com urgência.
  5. Tentar fazer com que haja maior rigor nos gastos administrativos.

Assumi a presidência no dia 23 de abril de 2018 por ser o vice-presidente e em segundo lugar, por determinação judicial, em vista do afastamento do Presidente Edinaldo.

Temos buscado agir administrativamente com entendimento com os demais diretores, com muita dificuldade. Tanto que no mês de julho 2018, depois de algumas tentativas não concordei e por isso não assinei a convocação de uma assembleia par ao dia 08/07/2018 com o objetivo de aprovar uma reforma no Estatuto social, vigente da cooperativa, o que não aconteceu, por falta de participação ampla da sociedade garimpeira.

Agora, o assunto reforma estatutária volta à discussão e depois de algumas trocas de ideias entre diretores associados que se encontram constantemente na cooperativa representantes de influência em Brasília, contribuindo com algumas orientações inclusive jurídicas, concluímos por realizar essa assembleia para o dia 12 de agosto de 2018, para concluirmos as discussões e aprovar, definitivamente a reforma do atual estatuto social. Porquê. É o grande questionamento. Pelas razões já expostas acima e mais ainda porque desta vez eu, presidente, participei das discussões, coloquei a emenda sobre a permanência de todos os readequados em 2005 e os readequados em 2015, no quadro social da cooperativa, fazendo jus ao direito adquirido de cada um. Antes não constava na minuta de reforma essa emenda porque a intenção dos diretores opositores era deixar, a mim, fora da diretoria, por eliminação dos readequados todos e foram do quadro social da cooperativa, porque fiz readequação em 2005. Assim eu estaria fora já no dia 8 de julho de 2018. Situação puramente política impeditiva de continuidade das ações em favor dos garimpeiros.

Assim, concordei e assinei o edital de convocação para o dia 12 de agosto de 2018, mesmo correndo todos os riscos das consequências, porque sempre me posicionei nos momentos mais difíceis da minha vida também porque SEMPRE TIVE FÉ PARA RESISTIR E CORAGEM PARA DECIDIR.

  • Além de tudo que já mencionei, porque essa reforma:
  • Servirá para disciplinar a eleição que virá nos próximos dias;
  • Modificar o modelo de diretoria, tornando-a mais eficiente;
  • Cobrar do órgão superior do cooperativismo Organização das Cooperativas Brasileira – OCB, presença constante, realizando cursos de capacitação para os diretores e demais auxiliares da administração, auditorias nas contas da COOMIGASP, anualmente.
  • Deixar os serviços administrativos em condições de prosseguimento para os novos diretores;
  • Não permitir o NEPOTISMO em qualquer órgão administrativo da cooperativa;
  • Propor controle mais rígido dos gastos financeiros;
  • Acabar com a discórdia entre grupos que brigam pelo poder.

ATÉ QUE SEJA APROVADA OU NÃO A MINUTA CONTINUA EM DISCUSSÃO.

 

ARIEL COSTA PRIMO

Presidente Interino

Por Ordem Judicial

 

Download (DOCX, 15KB)

 

 

Sobre o Autor
Atual Gestão Coomigasp. Presidente do Conselho de Administração em Exercicío: Francimar Antônio da Silva.

Deixe uma resposta

*